Por: WeMentor*

Você sente que tem esquecido detalhes importantes do seu dia? Falha de memória é algo que acontece entre muitas pessoas, mas existem algumas causas comuns e que, você identificando qual afeta mais o seu cérebro, será capaz de procurar soluções mais efetivas para o seu problema.

O autor Renato Alves, conta em seu livro “O cérebro com foco e disciplina” que há algumas causas muito frequentes para perda de memória, e neste artigo você vai entender como melhorá-los para manter sua memória mais ativa.

Ansiedade e Depressão

Atualmente, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS) o Brasil tem a maior taxa de ansiedade do mundo. 9,3% dos brasileiros têm algum transtorno de ansiedade, já a depressão afeta em torno de 5,8% da população. E segundo o jornal Estado de São Paulo, transtornos mentais geram perdas de US$ 1 tri por ano para a economia global.

É imprescindível procurar auxílio de um psicólogo e identificar se esse é o seu caso, ou de algum colega. Algumas práticas podem ajudar. Por exemplo, meditar, fazer exercícios físicos e até mesmo de respiração.

Ao tratar a ansiedade e depressão, logo você poderá ver resultados no funcionamento do seu cérebro e da sua memória. Dentro do nosso portal disponibilizamos o curso “Viva sem ansiedade” da Kareemi. É um ótimo recurso para auxiliar nessas situações. Você pode acessá-lo durante nosso período de 7 dias grátis, basta cadastrar-se em wementor.com.br.

Angústia, preocupações e tomada de decisões importantes

Quando as emoções têm poder sobre nossa mente, tudo se complica um pouco mais do que o esperado. Sentimentos como apreensão e angústia são corriqueiros, mas é necessário saber como controlar a sua mente. Investir tempo em estudar a inteligência emocional é uma das possíveis soluções para isso. Suas emoções determinam muito do que você faz, é importante saber lidar com isso da melhor maneira. Heloísa Capelas, mentora do WeMentor, explica que o autoconhecimento é uma das chaves para ter controle emocional e ser capaz de alcançar seus objetivos.

Você pode aprender como conhecer a si mesmo melhor e uma das formas é fazer o teste 16personalities, entender a si mesmo pode transformar o modo como você se relaciona com suas próprias preocupações e deixar o seu dia a dia muito mais leve.

Insônia

A insônia pode ser efeito de algum dos tópicos anteriores, resultado das suas emoções, e isso é uma das coisas que mais afetam a sua rotina. Não dormir bem pode lhe trazer grandes prejuízos: não conseguir se concentrar, esquecer detalhes importantes e até mesmo alterações no humor.

Isso também pode ser melhorado com exercícios físicos e de respiração. Outro recurso que está bastante em alta atualmente e que tem ajudado muitas pessoas são os vídeos ASMR. Ao procurar por esse termo no Youtube, você encontra canais especializados para ajudar a audiência a ter um sono mais profundo, como: Sweet Carol e Gaúcha ASMR.

Abuso de medicamentos e Uso de drogas

Outra causa que pode ser crucial nas falhas da sua memória são usos de drogas legais e ilegais e até mesmo abuso de medicamentos. A saúde corporal está totalmente ligada ao funcionamento da nossa mente, por isso, é necessário sempre o acompanhamento de médicos e exames para entender se está tudo funcionando como deveria.

*Por: WeMentor, apoiador do evento, é um programa de mentoria que tem a missão de educar através de mentoria – com a indicação de conteúdos selecionados, mentorias online, portal de cursos e envio mensal de livro. Acesse https://wementor.com.br/ e conheça

Open chat
Powered by